Como elaborar um pitch perfeito?

O pitch é um momento fundamental para toda e qualquer captação, já que os investidores têm um tempo exíguo para avaliar cada startup. Nesse sentido, o pitch funciona como uma “vitrine” de negócios para eles, oportunidade na qual podem assistir a várias startups para decidir quais chamam a sua atenção para aprofundar o contato.

É fundamental, portanto, que o pitch se aproxime da perfeição para realmente ser capaz de se destacar aos olhos de um anjo. Para surpreender um investidor, um pitch deck completo e organizado é um dos fatores que mais chama a atenção, já que mostra comprometimento do empreendedor com o processo de captação e os potenciais investidores.

pitch perfeito varia muito de acordo com o modelo e o objetivo de cada startup, mas é possível apresentar algumas dicas e passos mais gerais que serão capazes de preparar o empreendedor para esse momento.

Em primeiro lugar, um bom pitch deve ser apresentado de forma mais pragmática e direta pelo seu empreendedor, passando pelos seguintes 10 pontos centrais:

  1. Problema;​
  2. Mercado;​
  3. Solução e apresentação;​
  4. Realizações;​
  5. Estratégia operacional;​
  6. Equipe;​
  7. Projeções financeiras;​
  8. Metas e próximos passos;​
  9. Capital requerido;​
  10. Estratégia de saída.​

• Que tipo de solução inovadora o negócio está trazendo;
• Estimativa do tamanho do mercado e potencial de crescimento;
• Estratégia de crescimento: como os clientes serão alcançados numa operação eficiente e de baixo custo;
• Demonstração de como será o crescimento sustentado sem necessidade de grandes investimentos adicionais ou pessoas de competências específicas;
• Credenciais dos fundadores e conselheiros, incluindo experiências e expertises;
• Projeções financeiras: metas, tempo e capital necessários para alcançar o break-even;
• Projeção de cenários num período de até 5 anos;
• Opções de saída do anjo: quem pode ser potencial comprador, quanto costuma-se pagar, quanta receita e crescimento serão necessários para despertar o apetite de compra;
• Condições do termo: demonstrar como o investimento será usado de maneira eficiente e como o percentual de participação oferecido justifica o investimento financeiro e intelectual do anjo.

Por fim, existem alguns outros tópicos que aproximam de um pitch perfeito, são eles:

  • Tempo: adequado, não sobrou nem faltou;
  • Objetividade: foi direto ao ponto, se rodeios;
  • Segurança: demonstra autoconfiança, firmeza e determinação;
  • Entrega: Apresenta empatia, vividez, assertividade, empolgação e entusiasmo;
  • Ritmo: Ritmo adequado, não atropela, não é monótono e sabe usar pausas;
  • Conteúdo: apresenta o negócio e a proposta de valor no que é mais interessante e diferenciado. Não é superficial nem técnico demais;
  • Abertura/Fechamento: abre despertando atenção e fecha com uma possibilidade de contato;
  • Profissionalismo: não usa gírias, linguagem adequada ao tipo de negócio e público.

Para aprender a elaborar um pitch, sugerimos o capitulo “O Pitch (Quase) Perfeito” do livro digital “Dicas e Segredos para Empreendedores”, que pode ser adquirido na loja brasileira da Amazon e lido em qualquer computador (Windows ou Mac), Tablet (Kindle, iPad ou Android) ou ainda em Smartphones (iPhone, iPod ou Android) clicando aqui.

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  2. Vídeo/Entrevista sobre como elaborar um Pitch
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